quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Espírito natalino


Lá pela metade de novembro ele chega. E vai se revelando por meio dos pisca-piscas iluminando a cidade, dos panetones que enchem os olhos de desejo e a boca de água, das imagens de Papai Noel cada vez mais exóticas, dos presépios cheios de significado... Ele é o conhecido espírito natalino, que contagia a todos nessa época do ano.

Sempre gostei de Natal. A família reunida, a troca de presentes, a ceia, a Missa do Galo. Para mim, essa é uma data, de fato, especial.

Tenho boas recordações da infância, quando ia dormir cedo à espera do presente a ser colocado debaixo da cama. O último Natal que passei com minha mãe foi marcante. Naquela noite eu não queria dormir de jeito nenhum. Já era madrugada e, para não quebrar o encanto, ela me chamou à cozinha para tomar um suco. Enquanto isso, alguém colocou sorrateiramente o presente em meu quarto. Quando voltei, lá estava a bonita caixa colorida e com laço de fita. "Como será que o Papai Noel conseguiu entrar aqui?", eu me perguntava, ingênua. Até hoje tenho aquela boneca...

Quando a gente cresce, os presentes também têm seu valor. Porém, mais do que isso, o Natal passa a ser momento de reflexão. Você pensa em tudo o que fez e deixou de fazer durante o ano, faz planos para o futuro e deseja sinceramente que os próximos dias sejam melhores... Você perdoa com mais facilidade aqueles que te magoaram e se solidariza com a dor do outro...

O problema é que, na maioria das vezes, esse clima de esperança e emoção se esvai nos primeiros dias do ano novo. As pessoas que fazem doações a instituições carentes no Natal são as mesmas que fecham o vidro do carro quando um menino "de rua" se aproxima... Aquelas que te abraçam e desejam boas festas são as mesmas que depois nem olham na sua cara...

Infelizmente, a realidade é assim. E é ruim ter que admitir isso. Mas, sem querer ser totalmente pessimista, eu ainda acredito que podemos ser diferentes... Ser firme nos propósitos não é algo fácil, mas também não é impossível. O Natal está chegando. 2011 já está aí. Façamos nossas promessas! :)

Um comentário:

  1. Amei sua recordação de sua mãe,foi assim mesmo kkkkkkkkkk....Parabéns linda!te amo!

    ResponderExcluir