terça-feira, 15 de novembro de 2011

A vida com o tempo

Com o tempo, você aprende que nem todas as coisas são possíveis, que nem todas as pessoas são iguais, que nem todos os finais são felizes. E que não adianta se debater, porque, no fundo, nós não temos mesmo o controle sobre tudo.

Com o tempo, você aprende que há certas circunstâncias inevitáveis e que será em vão se culpar por isso. E você percebe que as experiências - sobretudo as mais difíceis - é que fazem você ser quem é, porque ninguém mais poderia viver o que foi reservado apenas para você.

Com o tempo, você se convence de que não há nenhum motivo especial para ter acontecido isso ou aquilo; você é simplesmente um ser humano, e a dor é sempre uma possibilidade, assim como a alegria plena.

Com o tempo, você se desfaz das máscaras que te aprisionavam e descobre que, por trás de uma muralha de força e compreensão, há alguém frágil e inconformado. E você respira aliviado porque, sim, você não é tão "perfeito" quando imaginava(m).

Com o tempo, você aprende a dizer "não" e, com isso, a ser honesto consigo mesmo. Também começa a dizer "sim" quando a vida te pede mais uma chance, nem que seja para derrotar o medo e provar que é possível levantar outra vez.

Com o tempo, você começa a caminhar de forma mais leve, desfazendo-se do peso trazido por seus questionamentos, fracassos e - por que não? - sucessos. Você continua sonhando, mas já não carrega as expectativas de que tudo se dará da forma como você projeta.

Com o tempo, você percebe, enfim, que não fomos criados para encontrar todas as respostas, fórmulas e razões. A vida é e sempre será um mistério, que não cabe em nós, mas que foi feito para nós. Então simplesmente viva, e tenha a certeza de que isso já é tudo.

Um comentário:

  1. Querida Talita, parabéns pelo lindo e sensível blog. E obrigada pela visita à Pausa do Tempo. Grande beijo,

    ResponderExcluir